Cambuci participa da entrega dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

A Secretaria de Estado do Ambiente – SEA, a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro – AEMERJ e o Instituto de Estudos da Religião – ISER, entregaram na manhã do dia 20 de outubro, os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, aos 14 municípios do noroeste fluminense, todos representados em evento no Prédio Administrativo da Cidade de Itaocara.

Estavam presentes o Secretário de Ambiente do RJ e Deputado Estadual André Corrêa e os prefeitos Agnaldinho, de Cambuci; Gilson Nunes Siqueira, de Cardoso Moreira; Margareth Soares, de Italva; Clóvis de Barros, Miracema; Silvestre Gorini, de VarreSai; Josias Quintal, de Santo Antônio de Pádua; Marcionilio Moreira, de São Jose de Ubá e do anfitrião Manoel Queiroz Faria.

Num momento dramático, quando 10 municípios estão em estado de emergência por conta da seca e da queimada no norte fluminense, os Planos são uma ferramenta importante para gestores e cidadãos no planejamento e ação para proteção do Bioma Mata Atlântica, característico na região, como nos falou o prefeito Agnaldinho, e acrescentou que: “No nosso município estamos enfrentando uma seca de quase dois meses. Atualmente mesmo com todo o trabalho de reflorestamento de nascentes, de termos uma reserva florestal com 4.400 hectares, do trabalho de conscientização da nossa Secretaria de Educação com proprietários e pequenos produtores rurais, ainda não foi o suficiente pra evitar essa calamidade da seca seguida do fogo. Por isso eu creio que o lançamento dos Planos nesse momento, é mais que oportuno”.

A crise hídrica também tem origem na má conservação das nascentes e os dados contidos nos estudos e orientações dos Planos, fortalecem políticas públicas e boas práticas de conservação.

Texto e Imagens: AEMERJ e Sec. Municipal de Meio Ambiente