Pronunciamento do prefeito Agnaldinho: Vamos olhar o mundo com seriedade

Em 26/05/2020

O prefeito Agnaldinho se manifestou publicamente, mediante pronunciamento em formato de vídeo, para falar sobre a aquisição de mil testes ligados à IGG e IGM, visando à identificação dos traços do Coronavírus, através de testagens ao máximo possível de pessoas, para o controle da propagação do vírus no município. Destaca-se que as testagens inerentes à IGG demonstram que a pessoa, com a testagem positiva, adquiriu imunidade viral, assim sendo não transmite o vírus, e as de IGM, com o resultado reagente, estão relacionadas a infecções recentes do Coronavírus que atestam que o indivíduo tem a capacidade de transmitir o vírus. A prioridade inicial será a aplicação dos testes nos profissionais da saúde que exercem suas atribuições em todos os distritos do município, conservando a integridade dos profissionais que estão, principalmente, responsáveis por trabalhar contra as ações nocivas que podem ser ocasionadas pela COVID-19.

Aproveitando o ensejo, o prefeito também falou a respeito de um vídeo que viralizou durante a última semana, cujo conteúdo apontava um vazamento na UBS do distrito de São João de Paraíso. Ao transcorrer do pronunciamento, o mesmo adverte que haverá o reparo apropriado para o vazamento (cujo motivo foi fortes chuvas no distrito), assim como o prevalecimento do serviço médico que é prestado por 24h em todos os distritos. Também ressaltou que as viralizações virtuais ligadas a unidades públicas do município, de teor similar ao do vídeo da UBS, têm difundido terrorismo na população e que é necessária conscientização, com base no atual momento em que a sociedade se encontra.

O chefe do Executivo municipal convida, implicitamente, a população a refletir sobre os tempos obscuros do município. Salienta-se que o município de Cambuci já foi o mais inadimplente e endividado do Estado do Rio de Janeiro – dívida que ultrapassava o valor de R$ 30 milhões de reais decorrentes de governos antecedentes- e que atualmente é um dos 10 dentre os 92 municípios do Estado com o nome limpo. Outros importantes progressos sociais é o saldo atual do fundo da previdência do município de R$35 milhões - cujo atual governo tinha herdado uma dívida a qual a primeira parcela era de R$700 mil reais- e um centro de hemodiálise, que o governo vigente deixará como herança para população, pois não houve a possibilidade de inauguração por causa da proliferação social do Coronavírus. Além disso, o atual governo realizou a maior quantidade de obras na história da cidade.

O prefeito também evidencia que no advento da atual gestão municipal, houve o pagamento de dívida deixada pela Associação, que era incumbida pela administração do hospital de Cambuci, no valor de R$18 milhões, em um contexto em que os menos favorecidos não tinham primazia em relação aos serviços na área de saúde. Hoje o hospital é 100% SUS, ocorreu à reforma do hospital da sede (Moacyr Gomes de Azevedo) e a realização de concurso público para diversos cargos ligados à saúde. Destaque também para a criação de UBS para cada distrito, que era visto, conforme menciona o prefeito no vídeo, com bastante descrença política.

Encerrando o pronunciamento, o líder municipal aponta a importância da consciência política para o interesse público (fazendo alusão à confecção de um meticuloso planejamento antes de sua candidatura na época) e que não é tempo para colisões políticas, e sim de solidariedade e empatia para que toda a população não sofra danos concernentes ao atual e tenebroso período que a humanidade vive.